sábado, 24 de setembro de 2011

Filo Arthropoda. Classe Arachnida. Ordem Ixodida.

Subordem Ixodides

Possuem peças bucais situadas numa falsa cabeça (gnatosoma), constituída pelas seguintes peças: quelíceras, palpos e hipóstomo. O resto do corpo (idiosoma) não apresenta segmentação distinta. Como todo aracnídeo apresenta 4 pares de patas.

Família Ixodidae

Apresentam dimorfismo sexual  acentuado: os machos, menores  em tamanho,  apresentam  um  escudo recobrindo toda a área dorsal. Nas fêmeas, o escudo é limitado ao terço anterior do noto. Além dos ovos, os Ixodidae têm três estágios durante seu ciclo biológico: larvas, ninfas e adultos.  Cada um desses estágios suga sangue durante alguns dias, antes de uma ecdise ou do inicio da postura de milhares de ovos; após a oviposição, as fêmeas morrem. Os machos não  sugam sangue ou sugam muito pouco.

Carrapato fêmea da espécie Amblyomma cajennense. Detalhe para o escudo apenas no terço anterior do indivíduo (Foto: CDC/Estados Unidos).

Amblyomma cajennense

Indivíduos são ornamentados e possuem gnatossoma longo; é a espécie mais comum da família Ixodidae e a mais importante na transmissão de doenças para humanos. Atacam  equídeos, porém têm pouca especificidade parasitária, principalmente nos estágios de larva e ninfa. Suas larvas são conhecidas por "micuins" e atacam o homem vorazmente. Os adultos são conhecidos por "carrapato-estrela" ou "rodoleiro".
Espécie heteroxênica, exige três hospedeiros para completar seu ciclo. No fim de cada estágio de desenvolvimento, o carrapato abandona o hospedeiro para realizar muda de cutícula.  As fêmeas fazem posturas de 6 a 8 mil ovos.
Pode reter o vírus da febre amarela e é, em nosso meio, a mais importante espécie transmissora da febre maculosa (Rickettsia  rickettsi).

Amblyomma cajennense, vista ventral anterior da fêmea com destaque para peças bucais. Lâmina da UFC.

Amblyomma cajennense, vista ventral posterior da fêmea, com destaque para o Ânus. Lâmina da UFC.


(Informações adaptadas da 11a edição de 'Parasitologia Humana', de David Pereira Neves, e do Roteiro de aulas práticas da disciplina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário