1. Adulto (macho e fêmea): O macho mede cerca de 1cm, é esbranquiçado e tem corpo coberto por tubérculos. Anteriormente, encontram-se as ventosas oral e ventral (ou acetábulo) e posteriormente, há o canal ginecóforo, que são dobras das laterais do corpo, onde a fêmea é abrigada para fecundação. Não há órgão copulador (os espermatozóides são liberados através do poro genital, dentro do canal ginecóforo). Já a fêmea mede 1,5cm, tem uma cor mais escura que o macho e tegumento liso. Anteriormente, encontram-se a ventosa oral e o acetábulo, depois vulva, útero (com 1 ou 2 ovos) e o ovário, e na metade posterior, vêem-se glândulas vitelinas e o ceco.

3. Miracídio: Esta larva sai do ovo e nada ativamente ao encontro do caramujo do gênero Biomphalaria (hospedeiro intermediário). Apresenta dimensões e forma parecidas com as do ovo e corpo coberto por cílios. Na extremidade anterior há uma papila apical (terebratorium), que pode se amoldar como uma ventosa, contendo glândulas adesivas, essenciais para penetração no tegumento do molusco.
4. Cercária: Larva que penetra a pele do homem (hospedeiro definitivo). Mede cerca de 500 micrômetros (corpo - 2/5 mais cauda bifurcada - 3/5). Anteriormente, há boca (futura ventosa oral), ventosa ventral (acetábulo), essencial no processo de penetração na pele do hospedeiro, e poro genital.
Faltou falar do estagio de esporocisto e seus 3 estádios e o estagio de esquistossômulo
ResponderExcluir