A ordem Siphonaptera (siphon = tubo; aptera = sem asas) compreende insetos hematófagos de ambos os sexos, vulgarmente conhecidos como pulgas e bichos-de-pé. Esses insetos são encontrados em todo o mundo, com aproximadamente 3.000 espécies conhecidas. São holometabólicos, ápteros e apresentam corpo achatado latero-ventralmente. As fêmeas são ovíparas.
Xenopsylla spp. Fêmea, espermateca apontada em detalhe. Lâmina da UFC.
Pulex irritans. Macho, com edeago apontado em detalhe. Lâmina da UFC.
As pulgas na fase adulta são ectoparasitos de aves e principalmente de mamíferos, apresentando aparelho bucal do tipo picador-sugador (hematófagos) enquanto, na fase larvária, apresentam vida livre e aparelho bucal do tipo mastigador. Algumas espécies apresentam especificidades de hospedeiro.
Principais espécies e hospedeiros preferenciais:
Pulex irritans (homem), Xenopsylla cheops (rato) e Tunga penetrans (suíno, homem e cão, principalmente).
Sua importância se deve a seu papel como vetores de viroses (coelho), riquétsias (roedores, homem) e bactérias (Yersinia pestis – peste bubônica), além de atuarem como hospedeiros intermediários de protozoário (Trypanosoma lewise- roedor) e cestoda (Dypilidium caninum- cão, acidentalmente no homem).
(Informações adaptadas da 11a edição de 'Parasitologia Humana', de David Pereira Neves, e do Roteiro de aulas práticas da disciplina).
Parabéns !Ótima iniciativa,me ajudou bastante.
ResponderExcluir