domingo, 27 de junho de 2010

Filo Sarcomastigophora. Subfilo Mastigophora

2) Giardia duodenalis (= Giardia lamblia ou Giardia intestinalis): é o agente causador da giardíase, cuja transmissão se dá pela ingestão de cistos de G. duodenalis através de água e alimentos contaminados. É um protozoário flagelado que habita a superfície do intestino delgado, onde as formas trofozoítas aderem à mucosa pelo disco suctorial. Apresenta reprodução por divisão binária e locomoção por meio de flagelos. É monoxeno e eurixeno, podendo parasitar o homem, cães, gatos e bovinos.


2.1) Trofozoíta de Giardia duodenalis: apresenta forma de pera (piriforme) ou de gota, com citoplasma corado em cinza, com pólo anterior (largo) mais claro pela presença do "disco suctorial" ou "disco ventral". O pólo mais largo também possui 2 núcleos ovais com cromatina condensada no centro, formando um grande cariossomo. O axonoma é um filamento longitudinal em preto que percorre todo o comprimento do trofozoíta e os corpos parabasais (ou medianos) são 2 filamentos transversais pequenos (em preto), que se localizam na metade do axonema. Além disso, o trofozoíta apresenta 8 flagelos, sendo 1 par anterior, 1 par mediano, 1 par ventral e 1 par caudal.


(Lâmina da UFC)




2.1) Cisto de Giardia duodenalis: apresenta forma elíptica (ovalada) com membrana única e espaço claro entre a membrana e o citoplasma decorrente de retração por processos químicos (fixação, coloração, etc); contém 2 - 4 núcleos situados em um dos pólos e as demais estruturas (axonemas, flagelos e corpor medianos) apresentam-se de forma desorganizada, formando filamentos verticais, transversais e curvos no interior do cisto, corados em preto; e estruturas em virgula (confundidas com corpo mediano) são, provavelmente, primórdios do disco suctorial.


____ Lâminas da UFC










Nenhum comentário:

Postar um comentário