domingo, 27 de junho de 2010

Filo Sarcomastigophora

Estudamos nesse filo protozoários do Subfilo Sarcodina - as amebas - e do Subfilo Mastigophora - os flagelados Giardia e Trichomonas.


1) Amebas: são protozoários que emitem pseudópodes tanto para se locomover, quanto para obterem alimentos; são amplamente dispersas na natureza, sendo a maioria de vida libre, entretanto a Familia Entamoebidae (gêneros Entamoeba, Endolimax e Iodamoeba) vivem no trato digestório humano, podendo ser comensais (espécies não patogênicas, como Entamoeba dispar, Entamoeba coli, Iodamoeba butschilii e Endolimax nana, no intestino grosso e Entamoeba gingivalis no tártaro dentário e gengivas) e parasitas (espécie patogênica, que habita o intestino grosso - Entamoeba histolytica). As amebas de reproduzem por divisão binária, são monoxenos e eurixenos (podendo infectar, além do homem, macacos, cães e ratos) e seus estágios evolutivos são:
Trofozoítas (forma ativa, que colonizam a luz do intestino grosso, podendo invadir criptas e mucosas quando causam patogênicas); Cistos (formas de resistência multinucleadas que são eliminadas junto com as fezes); Pré-cistos (transição para o encistamento)

1.1) Trofozoíta de E. histolytica/E. dispar: estas espécies são morfologicamente indistinguíveis, a não ser pelo achado de hemácias fagocitadas no citoplasma da E. histolytica, que é patogênica. A trofozoíta apresenta uma forma indefinida (amebóide), com citoplasma granuloso, cinza (corado por hematoxilina férrica - HF) e 1 núcleo com grânulos pequenos de cromatina distribuídos na cariomembrana e em um cariossomo (ou endossomo), geralmente pequeno e central.





1.2) Cisto de E. histolytica/E. dispar: tem forma arredondada, com citoplasma granuloso, cinza (se corado por HF) ou castanho claro (corado pelo lugol, no qual os corpo cromatóides se tornam refringentes), podendo apresentar corpos cromatóides em bastão com extremidades rombas (em preto); possui de 1 a 4 núcleos com cariossomo nítido e mesma distribuição da cromatina descrita no trofozoíta.





1.3) Trofozoíta de Entamoeba coli: espécie comensal. O trofozoíta apresenta uma forma indefinida (amebóide) com citoplasma vacuolizado, corado em cinza (HF), contendo 1 núcleo com grânulos grosseiros de cromatina (em preto) distribuídos na cariomembrana e em um cariossomo, geralmente, grande e excêntrico.






1.4) Cisto de E. coli: forma arredondada com citoplasma em cinza (se corado por HF) ou castanho (se impregnado pelo lugol), podendo apresentar corpos cromatóides pretos (HF) ou refringentes (lugol) em forma de lascas, palitos ou feixes, com extremidades pontiagudas; além disso, os cisto de E. coli possuem de 1 a 8 núcleos com mesma distribuição de cromatina descrita no trofozoíta, com cariossomo excêntrico pouco nítido.



Um comentário: