domingo, 27 de junho de 2010

Coccídios Intestinais (Filo Apicomplexa)

Os coccídios intestinais do homem são considerados protozoários emergentes, pois foram reconhecidos como patógenos para o homem recentemente (por volta dos anos 80), e oportunistas, porque causam infecções graves em indivíduos imunocomprometidos. Entretanto, em imunocompetentes as infecções causadas por esses protozoários são benignas e benignas e autolimitadas.



1) Cryptosporidium sp.: até recentemente, pensava-se que as infecções humanas eram causadas por C. parvum, porém, foram descobertas mais 4 espécies capazes de parasitar os homens: C. canis, C. felis, C. meleagridis e C. hominis (monoxenos e eurixenos). Causadores da criptosporidiose, estes coccídios vivem no interior de células do intestino delgado, em posição extracitoplasmática, podendo viver também no trato respiratório e vias biliares. Se reproduzem assexuadamente por esquizogonia (merogonia) e sexuadamente por gametogonia (esporogonia), produzindo oocistos que podem eclodir no próprio intestino delgado ou ser eliminados nas fezes maduros (contendo esporozoítas)

1.1) Oocisto de Cryptosporidium sp.: tem forma arredondada (4-5 micrômetros), e, por ser alcool-acido resistente, necessita de uma coloração específica, como Ziehl-Neelsen, em que as fezes são coradas em azul claro e os oocistos em vermelho.
O oocisto é eliminado nas fezes contendo 4 esporozoítas (sem esporocistos), que podem ser identificadas pela coloração irregular do oocisto em aspecto de "ferradura", contendo espaços internos corados em vermelho mais claro, mas nem sempre é possível esta identificação.





______Fotos de lâminas da UFC.



2) Isospora belli: causador de isosporose, sua prevalência aumentou significativamente com o advento da AIDS e outras imunodeficiências, sendo também conhecido como um protozoário emergente e oportunista. Não há comprovação de sua patogenicidade em outros animais, sendo portanto monoxeno e estenoxeno. Habita células do intestino delgado e apresenta formas de reprodução semelhantes ao Cryptosporidium sp. Mas seus oocistos são eliminados nas fezes ainda imaturos contendo 1 ou 2 esporoblastos, que se tornarão esporocistos contendo 4 esporozoítas cada um, configurando-se entao, um oocisto infectante em cerca de 48h no meio ambiente.


2.1) Oocisto de Isospora belli: apesar de também ser alccol-acido resistente, nao necessita de coloração específica, pois pode ser reconhecido apenas pela sua morfologia típica - forma elíptica, podendo as vezes haver um estreitamento de suas extremidades; são incolores; tem membrana dupla, mas a MO parece única; e em seu interior, podem ser visualizados 1 ou 2 esporoblastos redondos e granulosos, sendo as vezes visível 1 núcleo em cada um (esfera incolor e refringente).



Fotos de lâminas de UFC







3 comentários: