sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nematoda. Famílias Ascarididae, Oxyuridae e Trichuridae.

1) Família Ascarididae é composta por vermes longos robustos e cilíndricos, com extremidades afiladas. Em nosso curso, estudamos a espécie Ascaris lumbricoides, cuja morfologia é estudada pelas fases evolutivas encontradas em seu ciclo biológico, que são:

a) Macho: mede cerca de 20-30 cm de comprimento (menor que a fêmea) e apresenta cor leitosa. O caráter sexual externo que o diferencia da fêmea é sua extremidade posterior fortemente encurvada para a face ventral. Apresenta ainda em sua extremidade posterior 2 espículos (órgãos acessórios da cópula) e ausência de gubernáculo.
b) Fêmea: mede cerca de 30-40 cm e é mais robusta que o macho, mas apresenta cor, boca e aparelho digestivo semelhantes. A vulva é localizada no terço anterior do parasito e sua extremidade posterior é retilínea (diferenciando do macho).


c) Ovo: cor castanha, grande (~60 micrômetros), oval ou esférico, com cápsula espessa constituída por membrana externa mamilonada (composta de mucopolissacarídeos), membrana média (quitina + proteína) e outra mais interna, delgada e impermeável a água (lipídios + proteínas). Internamente, há uma massa de células germinativas. É frequente encontrar ovos atípicos nas fezes: incolores, ou desprovidos de membrana mamilonada ou mesmo inférteis, os quais são mais alongados, com membrana mamilonada mais delgada e citoplasma granuloso (células germinativas degeneradas).


2) Família Oxyuridae possui várias espécies de interesse veterinário e apenas uma que ocorre no homem, o Enterobius vermicularis, que apresenta nítido dimorfismo sexual, com cor e formato semelhante (brancos filiformes) e presença de "asas cefálicas" na extremidade anterior, lateralmente a boca. Suas formas evolutivas são:

a) Macho: apresenta 5mm de comprimento, com cauda recurvada ventralmente, contendo um espículo.
b) Fêmea: mede cerca de 1cm e apresenta cauda pontiaguda e longa. A vulva se abre na porção média anterior.



c) Ovo: apresenta aspecto grosseiro de um D (~50x20 micrômetros), é incolor, possuindo dupla membrana lisa e transparente; já apresenta uma larva em seu interior ao sair da fêmea.





3) Família Trichuridae apresenta uma forma típica semelhante a um chicote com 2/3 do comprimento total do corpo afilado (esôfago) e 1/3 posterior alargado (intestino e órgãos genitais). Trichuris trichiura é a espécie estudada em nosso curso, e suas formas evolutivas são:

a) Macho: é menor do que a fêmea (~3cm) e apresenta extremidade posterior fortemente recurvada para a face ventral, com 1 espículo protegido por bainha.
b) Fêmea: mede cerca de 5cm e apresenta extremidade posterior retilínea.


c) Ovo: forma elíptica ou de barril (~50 micrômetros), cor castanha, com tripla membrana e 2 opérculos polares; apresenta células germinativas em seu interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário